O que é
Pilates é uma técnica de exercício terapêutico que trabalha a mente e o corpo, em conjunto, possuindo, como princípios básicos, seis conceitos de aperfeiçoamento da consciência corporal: a concentração, o controle, a centralização, a precisão, a respiração e a fluidez. Através desse trabalho de envolvimento mais profundo, o paciente sente a reeducação de sua postura, através de exercícios totalmente focados no movimento humano, que visam favorecer a boa estética e o bem-estar geral do praticante.
Benefícios do Pilates
O Pilates é uma modalidade dinâmica e muito benéfica para todo o corpo físico e mental. O método abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, buscando fortalecer, alongar e estabilizar todos os grupos musculares, além de trazer um melhor alinhamento da coluna vertebral. Estes benefícios ajudam a reduzir os riscos de lesões e contribuem para o alívio das dores crônicas.
Em pouco tempo, os praticantes sentem resultados. Depois de algumas aulas, eles já apresentam ganhos fisiológicos e estéticos, o que inclui a reorganização postural mais adequada, coordenação motora mais harmônica, aumento da resistência a fadiga, melhora do sistema circulatório, da flexibilidade e da consciência corporal.
O método ajuda também no combate ao estresse, aliviando as tensões e proporcionando uma melhora da auto estima.
Quem pode praticar Pilates
Qualquer pessoa pode praticar o Pilates, desde ao sedentário ao super treinado, adolescentes, idosos, grávidas, pacientes em fase de reabilitação e atletas. A idade inicial é recomendada a partir dos 12 anos, devido ao nível de concentração durante os exercícios.
Para crianças e pacientes com dificuldades mentais o indicado é o Pilates solo e com uso de acessórios lúdicos como a bola.
Como são as sessões
Aula experimental
Na clínica, oferecemos uma aula experimental gratuita, sem compromisso, para que o interessado possa vivenciar a prática real do Pilates, conhecendo melhor a metodologia e sentindo, desde o início, os benefícios da técnica. Esta aula poderá ser agenda pelo telefone e um de nossos fisioterapeutas irá recepcionar e atender o interessado, com hora marcada. Todos os profissionais da clínica são fisioterapeutas com formação no método Pilates, além de outras especializações.
Avaliação
Antes de dar início à atividade, qualquer futuro aluno deve passar por uma avaliação física aprofundada, realizada por um fisioterapeuta de nossa equipe. As informações são coletadas detalhadamente, identificando quaisquer condições, limitações, recomendações médicas ou indicações de diagnósticos pré-existentes. A avaliação garante ao profissional um conhecimento completo sobre as condições particulares de cada aluno e, assim, ele consegue programar uma sequência de exercícios personalizada, direcionada especificamente a necessidade de cada aluno. Esse levantamento inicial deve ser anterior ao início dos exercícios e define os objetivos e as diretrizes de treino, garantindo maior possibilidade de sucesso na atividade.
A Sessão
A primeira fase da atividade consiste em ensinar ao aluno como realizar os exercícios de forma correta. Além da questão postural, o aluno aprende a controlar a ativação da musculatura profunda para a realização dos movimentos, permitindo assim que ele obtenha a maior eficiência e o maior controle na pratica.
Cada sessão de Pilates é única, pois após a avaliação física, os objetivos e restrições são individuais e em cima destes fatores é que as sessões serão direcionadas. A aula sempre prossegue de acordo com as condições apresentadas pelo praticante e os exercícios evoluem conforme o seu progresso. Durante a sessão, todo o corpo é trabalhado como um todo, adaptando os movimentos dos exercícios a cada necessidade.
As sessões oferecem um grande repertório de exercícios, que podem ser realizados com aparelhos, acessórios e no próprio solo. Molas são usadas nos equipamentos, permitindo aumento ou diminuição da resistência e do uso da força, sendo possível criar diversos níveis de dificuldade. Através desta variação de exercícios, tonifica-se a musculatura do corpo e ganha-se dinamismo nas aulas. Os resultados são rápidos e duradouros, proporcionando uma evolução continua do desenvolvimento corporal.
Todas as sessões seguem os princípios da concentração, controle, centralização, precisão, respiração e fluidez. Isso, o aluno aprende.
Os movimentos são executados de forma lenta e com bastante controle. O grande repertório de exercícios, com poucas repetições e baixo impacto, proporciona menos desgaste das articulações e dos músculos. Os exercícios feitos em aparelhos são realizados de forma rítmica, controlada e associada à correção postural e à respiração.
Os equipamentos oferecem uma ampla possibilidade de movimentos variados e são ajustáveis para facilitar ou dificultar os exercícios.
Os exercícios realizados no solo dependem da força do próprio corpo e por essa razão, tendem a se tornar mais pesados, exigindo mais do praticante que caminha em níveis mais avançados de fortalecimento corporal. O uso de acessórios como bolas ou elásticos, podem facilitar os exercícios de solo e também oferecem uma maior variação durante as sessões.