Criado pelo alemão Joseph Pilates, o grande segredo desse método é que ele trabalha a saúde como um todo, além de atuar na porção humana mais subjetiva, que envolve as emoções, as sensações, os sentimentos e a mente.
Através da técnica alemã, o corpo se torna mais forte, mais flexível, mas resistente e mais bonito, em vários aspectos.
Os exercícios também estimulam a parte mental, melhorando a concentração e a memória. O uso da respiração, durante a prática, ajuda no controle das emoções e no combate ao estresse e a ansiedade.
O corpo se torna mais forte, mais flexível, mas resistente e mais bonito, em vários aspectos.
Toda a técnica de Pilates parte do conceito “CENTRO DE FORÇA”.
Centro de força é o nome da região do corpo onde se concentram as forças para os movimentos. São os músculos da coluna, do quadril, das coxas e do abdome. Fortalecer todas essas regiões, progressivamente, é a maneira mais adequada de garantir uma boa sustentação para o corpo humano.
Vários estudos científicos demonstram que o método Pilates vai muito além do fortalecimento e alongamento dos músculos, possuindo uma função terapêutica que faz melhorar casos de dores, como dores lombares e fibromialgia (dor crônica sem origem aparente que atinge vários pontos do corpo). Um estudo pioneiro, feito no Hospital Geral de Cingapura, reproduziu sete pesquisas feitas no mundo , todas sobre o efeito do Pilates em pacientes com dores na parte inferior da coluna. Essas pesquisas concluíram que o método Pilates realmente é válido para tratar tais problemas, com muito sucesso.
Comprovações como esta têm incentivado os médicos a indicarem a técnica a seus pacientes. Dentro da fisioterapia, o método é utilizado como recurso terapêutico, encontrando no aspecto do equilíbrio das cadeias musculares, a sua melhor estratégia na redução das dores em geral.
Faça você mesmo uma aula e comprove a surpreendente ação do Pilates no seu corpo.
Comentários