Ao entrar no chamado estado de alerta, que é uma característica sintomática do estresse, certos músculos do corpo se contraem e se tornam tensos, a respiração fica acelerada e incompleta, os movimentos são menos espontâneos, o equilíbrio fica prejudicado e a postura alterada.
Tudo isso é resultado de uma tensão que, se não for rapidamente liberada, pode se acumular, tornando-se crônica e isso significa: mais problemas físicos para o organismo.
Corpo e mente são inseparáveis. Por isso, o tratamento do estresse exige que lidemos com essas duas dimensões de forma holística, para que os sintomas sejam controlados e o estado geral de saúde, aos poucos, reestabelecido.
O Pilates é reconhecido como um método muito eficiente na terapia de prevenção e combate ao estresse. Por exigir muita concentração e foco da mente no que diz respeito aos exercícios que trabalham várias partes do corpo, essa prática promove um afastamento terapêutico dos problemas cotidianos e também exercita a realização de uma respiração plena, completa e repetitiva. O corpo relaxa junto com a mente e o aparelho respiratório, promovendo um eficiente alívio da tensão acumulada, além de soltar os músculos e reequilibrar a mente.
A calma e o equilíbrio interior são obtidos com ajuda do trabalho realizado com a respiração, pois esta é fundamental para regularizar os efeitos físicos das emoções.
Comentários