Quando você se movimenta e percebe que sus articulações rangem, dão estalidos ou passam a impressão de ter areia dentro delas, isso é um sinal de desgaste articular.
As articulações possibilitam o movimento do esqueleto e a cobertura da cartilagem sobre elas, permite que um osso deslize sobre o outro sem atrito.
O que ocorre é que, com o decorrer do tempo, essa cartilagem articular sofre um desgaste natural, aumentando a pressão sobre as articulações, o que pode causar dor e instabilidade.
Quando rangem em demasia, as articulações podem estar sinalizando a artrose: uma das doenças mais comuns do ser humano que surgem com o envelhecimento e dão sinais por volta dos 70 anos de idade.
A falta de nutrição da cartilagem é uma das principais causas do atrito muscular. Sem nutrientes, a lubrificação articular fica deficitária e passa a se movimentar com maior dificuldade.
O tratamento da artrose pode ser feito por um fisioterapeuta, com o acompanhamento de um médico reumatologista ou ortopedista. É esse profissional que vai avaliar a condição óssea do indivíduo, indicando medicamentos para a nutrição da cartilagem e ajudam a diminuir o atrito, reduzindo a inflamação.
A fisioterapia tem um importante papel no tratamento das artroses pois seus métodos ajudam no fortalecimento dos músculos próximos a articulação, aumentando sua força e prevenindo o desgaste das articulações.
Comentários