Na hora de se deixar pela vontade de comprar um sapato novo, você precisa saber qual tipo é mais adequado para forma dos seus pés e também para o uso a que você irá destiná-lo.
No dia a dia, opte por sapatos do tipo Anabela, que são mais baixos e mais largos na região dos dedos. Nos compromissos sociais, pode caprichar no salto, mas não exagere no tempo de uso. O grande problema dos sapatos altos é que o seu uso pode ser desmedido e ao passar muito tempo com eles, os problemas começam a aparecer.
Calçados com saltos altos e bicos finos, apesar de lindos, acabam alterando a anatomia dos pés, deixando-os mais instáveis e propensos ao desequilíbrio e suscetíveis ao entorse. Isso sem falar no desgaste articular e na sobrecarga nas outras articulações do corpo, tais como joelhos, quadris e coluna. Quanto maior a frequência do uso desse tipo de calçado, nada confortável, piores são os danos.
Também fuja de sapatos maiores que seus pés ou muito apertados. Bolhas e calos surgem da tentativa de reação e acomodação dos pés as pressões ou folgas inesperadas.
O sapato ideal para o uso no dia a dia é aquele que possui um bom conforto, com solado macio, bicos mais quadrados e salto mais baixo. Os scarpins devem ser guardados para ocasiões especiais.
Comentários