O Pilates foi criado por Joseph Pilates em 1920 e se caracteriza por trabalhar, de forma saudável, a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora ao mesmo tempo. Os exercícios de Pilates fortalecem a musculatura sem exagero, melhorando o contorno corporal e definindo os músculos de uma forma geral.
Atualmente o método Pilates pode ser adaptado para várias finalidades, como a correção postural, a prevenção de patologias corporais e tratamento de problemas osteomusculares. O Pilates também pode ser um grande aliado no emagrecimento. Isso depende apenas de como o método é adaptado para sua necessidade.
O Pilates também pode ser um grande aliado no emagrecimento
Nas aulas de Pilates, a pessoa aprende a controlar a mente e o corpo a fim de se beneficiar dessa prática.
Durante o treino, deve-se controlar a respiração e a postura, e ao mesmo tempo movimentar-se para desenvolver a flexibilidade e alongar os membros e também para fortalecer os músculos.
Benefícios do Pilates
1- Pilates é para todos:
Crianças e idosos podem praticar o método. Para os idosos o Pilates é capaz de melhorar a coordenação, equilíbrio, diminuir as dores, melhorar a respiração e a eficiência pulmonar e melhorar a densidade óssea.
As gestantes também podem praticar o pilates, pois as atividades contribuem para o fortalecimento dos músculos pélvicos, postura, força e respiração. Além disso, esse exercício físico é capaz de desenvolver vantagens para a pele e o aperfeiçoamento sexual, graças à melhoria da circulação.
2 – Previne fraturas e lesões:
A perda da massa óssea denominada osteopenia e osteoporose podem ser prevenidas com o método pilates, pelo aumento da força muscular e melhoria da coordenação motora, o que ajuda a modelar a estrutura óssea.
3 – Fortalece os músculos:
Durante os exercícios, acontece a ativação simultânea de vários grupos musculares, o que gera uma integração dos músculos principais, posturais e secundários. Além disso, o pilates também mobiliza as articulações, melhorando o seu funcionamento e lubrificação.
4 – Melhora a Flexibilidade:
Existem vários exercícios que estimulam o alongamento dos músculos de forma global, em cadeias musculares, por isso a flexibilidade pode ser melhorada logo nos inicio da prática.
5 – Corrige a postura:
Os exercícios são realizados com a coluna alongada e alinhada durante toda a sessão, de modo que a pessoa adquira maior força nos músculos que sustentam a coluna vertebral, o que acaba refletindo naturalmente nas atividades do cotidiano.
6 – Diminui as dores:
Os exercícios de Pilates melhoram as dores corporais pois devolve o equilíbrio muscular global, fortalecendo o que está fraco e alongando o que está curto, além de movimentar todo o corpo de forma saudável, fazendo com que a sua mente relaxe e libere substancias que relaxam.
7) Emagrece:
Por ser um exercício físico, o Pilates também proporciona a perda calórica. Isso porque as atividades aceleram o metabolismo e favorecem a formação dos músculos, aumentando o gasto calórico até mesmo se o indivíduo estiver parado.
8) Evita o estresse:
A concentração é estimulada ao longo das sessões através de exercícios de respiração, fazendo com que a pessoa trabalhe cada vez mais o poder de controle do corpo, o que possibilita o combate ao estresse, nervosismo e ansiedade.
Lembre-se que os cuidados com o corpo não podem ser apenas quando sentimos dores, a prevenção é uma grande aliada para evitar lesões mais sérias.
A Clínica de Fisioterapia Gisele Blasioli atua na prevenção e tratamento de disfunções musculoesqueléticas que afetam os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores. Reabilita com exercícios terapêuticos que devolvem a mobilidade corporal, fortalecendo os musculos melhorando a estabilidade articular.
A fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano.
Estas são as Dicas de Fisioterapia – Fisioteradicas! Não se esqueça de Curtir nossa página no Facebook para não perder nenhuma Fisioteradica!
Gisele Blasioli
Crefito 32610 (saiba mais)
Comentários