Existem vários tipos de dores que podem afetar o pescoço, com diversas origens, causas e intensidades diferentes. O ideal é buscar um diagnóstico de um médico ortopedista. Assim, você estará seguro sobre o que causa a sua dor e qual é a conduta necessária para a cura.
Você sabia que sua dor de cabeça pode ter relação com o pescoço? É a Cefaléia Tensional.
Se há dor no pescoço, com dificuldade de movimentação para os lados, isso pode ser rigidez ou torcicolo. Mas, se há um nervo pressionado pode estar ocorrendo um espasmo muscular ou até mesmo um deslocamento de disco intervertebral. Nesse caso, os sintomas podem ser dormência, formigamento e até fraqueza.
Uma causa comum da dor no pescoço é o esforço muscular ou a tensão, geralmente provocados pelas atividades diárias durante o trabalho, a pose da leitura, o uso do computador, uma longa viagem ou até mesmo, por dormir de mal jeito.
Os traumas na região podem ser provocados por quedas ou acidentes.
Cefaléia tensional
Conhecida de muita gente, essa é a dor de cabeça de origem miofascial e provocada por nódulos ou pontos musculares sensíveis, chamados de pontos gatilho. O termo miofascial significa que a dor é causada pelos músculos e fáscias. Essas dores causam sensação de peso, pressão, cansaço, queimação, podendo ser muito limitantes das tarefas do dia-a-dia. Quando estes pontos estão muito sensíveis, eles podem provocar uma dor mais distante, chamada de dor referida. Os pontos musculares ficam sensíveis quando existe muita tensão muscular por esforços repetitivos com os braços, sobrecarga de peso, posição de dormir inadequada, ansiedade, dentre outros. São vários os músculos na cabeça, rosto, pescoço e ombro que, quando tensos e com pontos gatilho, podem provocar dores de cabeça dessa natureza.